A criação de conta verificada permite ao interessado o envio eletrônico dos documentos para obtenção do Certificado de Registro Cadastral de Convênios (CRCC), necessário para a celebração de convênios com o Governo do Estado do Espírito Santo.
Atenção: a documentação digital para o CRCC só poderá ser enviada se o interessado tiver realizado previamente o devido preenchimento dos dados no SIGA/Convenios e clicado em enviar para aprovação no SIGA, conforme instruções disponíveis aqui.
1º passo: Acessar a página do Acesso Cidadão e clicar em "criar uma conta":
2º passo: Informar o CPF:
3º passo: Completar o formulário e clicar em "Próxima Etapa":
Instruções:
4º passo: Acessar o e-mail informado no cadastro e clicar no link enviado para finalizar a criação da conta, conforme instrução:
5º passo: Acessar novamente a página do Acesso Cidadão e efetuar o login.
6º passo: Clicar na opção “Verificar Conta” do menu superior:
7º passo: Selecionar uma das opções de verificação de conta disponíveis:
a) Para verificação da conta com certificado digital, estando com o cartão/token/pendrive conectado ao computador, as telas de seleção do certificado e digitação do PIN são exibidas:
b) Para verificação da conta pela CNH Capixaba, o usuário deverá informar os dados conforme registrado no DETRAN. Após salvar, será enviado um código por SMS para o celular informado. O interessado deve digitar esse código na próxima tela:
c) Para verificação da conta por Selfie, o usuário deverá preenhcer os dados requeridos na tela e clicar e, após clicar em "próximo", enviar a foto do documento selecionado (frente e verso) e uma selfie segurando o referido documento, conforme instruções do próprio sistema (o usuário deve clicar em "salvar" após selecionar cada imagem):
Depois de enviar a selfie e salvar, o interessado deve clicar em "Concluir" e aguardar o prazo de verificação. Um e-mail será enviado quando o processo estiver concluído:
PRONTO! SUA CONTA DO ACESSO CIDADÃO ESTÁ VERIFICADA!